Joana da Conceição

Aula aberta DAP com Joana da Conceição
O Vazio Activo: Zona de Interferência
Aula Magna da FBAUP
10 de Dezembro 2025, às 17h

Seguida de activação sonora da peça montada no Pavilhão de Exposições da FBAUP.
Sessão integrada no programa paralelo da exposição ECO: ONDA SONORA

Organização: Doutoramento em Artes Plásticas (DAP) e Mestrado em Design da Imagem (MDI)

Nesta conversa vamos avançar pelo espaço entre as coisas, pelos interstícios carregados de vida, prestando atenção ao que não se vê. Iremos concentrar a nossa atenção nos processos em vez de nos objectos, questionar os marcadores que distinguem as coisas umas das outras. Considerar pontos de observação que permitam encontrar continuidade entre os seres, entre o mundo humano e não-humano, com o propósito de desmontar a excepcionalidade humana que herdamos e perpetuamos. Um vislumbre das estratégias da artista através de uma narrativa por algumas das suas obras e por conceitos chave a elas associados.

Joana da Conceição (Porto, 1981), vive e trabalha em Lisboa. O seu pensamento e prática têm raiz na pintura e na música, e as apresentações públicas do seu trabalho volvem entre as duas.

A sua prática artística, prolífica e multifacetada, levou-a a procurar novos formatos e plataformas para mostrar o seu trabalho. Cria ambientes contemplativos e multissensoriais, espaços para nos afinarmos, connosco próprios e com o entorno, seja uma sala de cinema, ou um skate park no topo de uma fajã no meio do Oceano Atlântico. As suas instalações são lugares de re-conciliação, e crescem da urgência que a artista sente em confrontar e conviver com as contradições que, no contexto da ontologia ocidental, animam a viragem pós-humanista.
Concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura em 2004, e o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas em 2008, ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. 
Activa no campo da composição electrónica contemporânea, Joana tem vindo a apresentar-se a solo e em colaboração desde 2005, ano em que, juntamente com André Abel, formaram a Tropa Macaca – duo de composição eletrónica contemporânea. Em 2018 co-fundou o colectivo multimedial feminino Toda Matéria.
Foi distinguida com a 5ª Edição da Parceria Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC e RU – Residency Unlimited, NY (2020) e vencedora do Prémio Anteciparte Millenium BCP (2005).
A solo e em colaboração tem apresentado trabalhos em locais, galerias e festivais como: Galeria Municipal do Porto, Porto; GIBCA, Gotemburgo; Serralves em Festa, Porto; VOODOOHOP, São Paulo; Fylkingen, Estocolmo; Cafe Oto, Londres; BoCA Bienal, Braga; MAMbo, Bolonha; MK Gallery, Milton Keynes; Walk&Talk, Açores, entre outros.

https://joanadaconceicao.com

https://www.lehmanncontemporary.com/artist/joana-da-conceicao